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WhatsApp Business: o que é e como usá-lo em sua oficina mecânica?

Com a ascensão do marketing digital, a maneira como a empresa lida com o seu cliente mudou significativamente. Há alguns anos, existia uma grande distância entre o vendedor e o consumidor. Hoje, ferramentas como Facebook, Instagram e Whatsapp Business têm facilitado bastante a comunicação entre esses dois grupos. Por isso, cada vez mais empreendedores de diversos segmentos têm utilizado esses recursos.

Nesse sentido, o Whatsapp Business é uma versão atualizada do aplicativo, destinada especialmente para empreendedores que desejam fazer desse recurso uma ferramenta de trabalho. Ele conta com funcionalidades específicas para estabelecer uma conexão entre a empresa, o cliente e o fornecedor.

No entanto, muitos gestores ainda desconhecem a existência dessa nova versão, enquanto outros têm dúvidas a respeito do funcionamento e das vantagens que essa ferramenta proporciona. Em razão disso, preparamos este artigo para explicar tudo o que você precisa saber sobre como usar o Whatsapp Business. Acompanhe a leitura!

O que é o WhatsApp Business?

Devido à popularização do Whatsapp muitos empreendedores começaram a fazer uso desse recurso para expor suas marcas e realizar vendas. Em consequência, fizeram com que a demanda por uma versão específica para o meio corporativo surgisse. Sendo assim, o Whatsapp Business foi desenvolvido especialmente para atender as necessidades de empresas de qualquer tamanho ou segmento.

Com mais de 100 milhões de usuários, o Whatsapp Business é um aplicativo gratuito disponível para Android e IOS. Ele visa facilitar a interação entre a empresa e o cliente, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens.

Desse modo, o Whatsapp Business se trata de um recurso específico para os negócios que têm como objetivo proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes, facilitando a comunicação entre a empresa e o consumidor.

Além disso, é um fato que as pessoas, hoje, preferem se comunicar pelas redes sociais do que por telefone. Isso porque são alternativas mais práticas e rápidas, dispensando, assim, a necessidade de ficarem esperando na linha ou aguardando uma ligação. Com os novos recursos digitais, o usuário digita ou grava a mensagem que deseja enviar de forma simples e ágil.

Facilidade e organização

Diante disso, fica claro que o Whatsapp Business foi elaborado com o propósito de ser uma ferramenta simples, que facilite a interação entre a empresa e o consumidor. Afinal, ao criar um perfil comercial, é possível disponibilizar para os seus clientes informações importantes como endereço físico, site e telefone.

Ademais, você tem a possibilidade de responder os clientes, esclarecer dúvidas, enviar ofertas e, assim, aumentar suas vendas. Contudo, não adianta instalar o aplicativo e esperar que a lucratividade apareça por si só. Para que essa ferramenta gere resultados positivos é preciso dispor de uma boa gestão de vendas desenvolvida especialmente para o atendimento via Whatsapp Business.

Lembrando que o tempo é um fator essencial para essa ferramenta, por isso, busque, sempre que possível, responder seus clientes de maneira rápida, objetiva e clara. Em razão disso, os recursos já conhecidos, como a possibilidade de enviar arquivos de mídia, conversar em grupos, realizar chamadas, entres outras funcionalidades, continuam presentes nessa versão.

Todavia, se você ainda não se convenceu de que o Whatsapp Business é um grande facilitador no dia a dia da sua empresa, além de ser ótimo para o seu marketing de relacionamento, vale a pena continuar mais um pouco conosco!

Saiba que, por meio dele, é possível visualizar as estatísticas referentes ao fluxo de mensagens, criar respostas rápidas, acessar métricas, além de outras funcionalidades que vamos ver com mais detalhes ao longo do artigo.

Como instalar?

O passo a passo para começar a usar o Whatsapp Business é bastante simples. Primeiramente, é necessário baixar o aplicativo no Google Play ou na App Store. Além disso, é possível utilizar esse recurso pelo WhatsApp Web. Ou, se preferir, você pode gerenciar todas as suas redes sociais, incluindo essa, em ferramentas como a mLabs.

Após a instalação é necessário permitir que o programa tenha acesso aos seus contatos, fotos e arquivos. Em seguida, você vai cadastrar um número comercial, que pode ser de celular ou fixo.

Para quem vai instalar no dispositivo móvel, o WhatsApp Business será identificado pelo ícone com a letra B. Caso você já faça uso do WhatsApp Messenger é possível utilizar os dois aplicativos no mesmo dispositivo. Contudo, é necessário que cada um dos aplicativos tenha um número diferente cadastrado em cada conta.

Feito isso, agora é só inserir as informações necessárias para criar seu perfil comercial e começar a usar. Sendo assim, os dados são:

  • nome da empresa, endereço do site e e-mail;
  • endereço físico ― é possível incluir o link que vai guiar o usuário diretamente para a localização no mapa;
  • horário de funcionamento;
  • descrição da empresa;
  • segmento.

Quais as ferramentas que podem ser utilizadas no WhatsApp Business?

Além de permitir criar uma conta comercial com informações úteis para os seus clientes, o Whatsapp Business também disponibiliza outras funções. Veja só!

Etiquetas

Sabemos que a organização é um fator essencial em qualquer empreendimento. Por isso, se você pretende vender pelo WhatsApp Business, saiba que o aplicativo oferece uma funcionalidade bastante útil: as etiquetas.

Por meio delas o gestor consegue classificar os seus contatos de acordo com o status do atendimento. Dessa forma, é possível ter maior controle das suas ações e, assim, evitar atrasos ou que nenhuma etapa se perca durante o processo. Sendo assim, como opções padrões o aplicativo já disponibiliza etiquetas com as seguintes nomenclaturas:

  • “novo cliente”;
  • “pagamento pendente”;
  • “novo pedido”;
  • “pedido finalizado”;
  • “pago”.

Além dessas sugestões, o Whatsapp Business ainda permite que você crie novas etiquetas de acordo com as suas necessidades e procedimentos internos do seu negócio. Para isso, basta seguir o passo a passo no aplicativo.

Lembrando que as etiquetas também podem ser usadas para organizar a sua equipe. Com apenas uma consulta rápida os seus colaboradores responsáveis pelas vendas podem ter acesso ao status do cliente de forma prática e eficiente.

Vale ressaltar também que, para garantir de fato o maior controle, o gestor consegue visualizar o número de clientes tanto de forma geral quanto em cada etiqueta. Isso faz com que ele tenha uma visão mais precisa da quantidade de processos que estão em andamento.

Sendo assim, as etiquetas podem ser vistas como uma métrica. Isso porque, por meio delas é possível medir o fluxo de vendas e identificar a existência de alguma pendência ou visualizar outros tipos de problemas que possam atrapalhar a finalização da venda.

Ferramentas de mensagens automáticas

Outro fator que ajuda a manter a organização é a empresa estabelecer um horário fixo para prestar o atendimento. Porém, como solução para aqueles consumidores que não têm disponibilidade para resolver o problema no horário estabelecido, o Whatsapp Business apresenta uma função que vai garantir que esse cliente não fique sem uma resposta.

Afinal, sabemos que a eficiência e a agilidade são características fundamentais para uma empresa. Dessa maneira, o Whatsapp Business permite que você salve mensagens de saudação a fim de serem enviadas automaticamente quando o cliente entrar em contato, pela primeira vez, com a sua oficina.

Também dá para enviar mensagens de ausência, caso você não esteja disponível no momento, avisando que entrará em contato em breve. Sendo assim, as opções disponíveis para situações como essas são:

  • “mensagem de ausência”;
  • “mensagem de saudação”;
  • “respostas rápidas”.

A função de “respostas rápidas” é ideal para esclarecer as dúvidas e reclamações mais frequentes. Nesse caso, o cliente consegue sanar suas dúvidas ou registrar uma reclamação de forma automática. Essa ação tem como vantagem a economia de tempo e a agilidade na troca de mensagem.

Vale pontuar que esse recurso não deve ser utilizado em tempo integral, pois essa função não substitui um atendimento personalizado.

Por isso, busque sempre priorizar o contato mais próximo e agradável de forma que seu cliente sinta que recebeu a atenção necessária. Afinal, os benefícios gerados por esse tipo de relacionamento são ainda maiores. Em razão disso, utilize o recurso de mensagens automáticas apenas em situações específicas.

Compatibilidade com número de telefone fixo

Esse é sem dúvidas um dos principais diferenciais que o WhatsApp Business oferece. Isso significa que o usuário não precisa adquirir um número de celular para utilizar a ferramenta, pois é possível fazer o cadastro com um número de telefone fixo e usufruir das funções do aplicativo normalmente.

Ou seja, seus clientes podem enviar mensagens mesmo que o número seja fixo. Lembrando que, no momento da verificação, é necessário selecionar a opção “Me ligue” para receber seu código por meio de uma chamada telefônica.

Verificação de métricas

Manter-se atento às métricas e estatísticas de resultados é essencial para avaliar o desempenho e, assim, manter a credibilidade do nome da oficina mecânica. Sendo assim, para ajudar na mensuração, o Whatsapp Business permite que você analise como está sendo o relacionamento entre a sua empresa e o seu cliente.

Para fazer uso desta função, basta acessar a aba “Configurações” e, em seguida, “Configurações da Empresa”, clicando em “Estatísticas”. Nessa opção, é possível conferir as seguintes informações:

  • a quantidade de mensagens que foram enviadas;
  • se as mensagens foram devidamente entregues aos destinatários;
  • se foram recebidas e lidas pelo contato;
  • e, por fim, quantas mensagens a sua conta recebeu.

Com esses dados em mãos, torna-se mais fácil visualizar gargalos na sua estratégia de negócio — como em uma análise SWOT — e, consequentemente, ajuda você a identificar pontos que precisam ser melhorados. Além disso, é preciso definir se a conta será usada somente para manter um diálogo com o cliente ou também como ferramenta de propaganda para oficina e divulgação.

Ressaltamos que, se você optar por usar o Whatsapp Business como uma ferramenta para realizar propagandas e, assim, divulgar a sua marca, é muito importante ter bastante cautela, pois qualquer exagero pode provocar a queda das suas métricas.

Por isso, é fundamental analisar bem os materiais antes de serem enviados, tendo o cuidado de compartilhar conteúdos que estejam de acordo com o perfil do consumidor. Isso porque materiais invasivos ou descontextualizados são ignorados pelos clientes.

Além do mais, para manter o controle de forma eficiente é ideal que você acompanhe a mudança dos números apresentados nas estatísticas. Desta forma, é possível saber se a sua estratégia de vendas tem gerado resultados positivos ou se ainda precisa de melhorias.

Whatsapp Web

O WhatsApp Business também garante que você possa interagir com seus clientes sem a necessidade de ter um dispositivo móvel. Ou seja, é possível realizar a conexão diretamente do navegador do seu computador oferecendo, assim, mais eficiência e praticidade.

Dois aplicativos em um mesmo aparelho

Caso você já faça uso do WhatsApp e deseja utilizar também o WhatsApp Business é possível instalar os dois aplicativos no mesmo aparelho e gerenciar os contatos de forma separada. A única observação é que cada uma das contas deve ter números de telefones diferentes para funcionarem.

Vale lembrar que, se você optar por migrar o número que antes era usado no WhatsApp Messenger para o WhatsApp Business, é possível recuperar as suas conversas por meio do backup.

Vale a pena investir no WhatsApp Business em uma oficina mecânica?

Antes do WhatsApp Business, muitos empreendedores já faziam uso da versão tradicional para se relacionarem com os seus clientes e fornecedores. No entanto, depararam com alguns obstáculos que atrapalham essa interação.

Sendo assim, essa nova versão do aplicativo foi desenvolvida especificamente para o mercado corporativo com o objetivo de eliminar essas barreiras e proporcionar outros recursos que facilitam ainda mais essa interação.

Nesse caso, por meio do WhatsApp Business o empreendedor tem acesso a diversos recursos que, quando bem usados, proporcionam mais produtividade e automatização. Além disso, oferecem outras ferramentas, como a inclusão de links para qualificar leads e promover o tráfego no seu site.

Outro recurso que o WhatsApp Business oferece é a possibilidade de você expor para o cliente o seu catálogo de produtos. Essa opção é ideal para empreendedores que utilizam o aplicativo como principal ferramenta de divulgação da marca.

Um ponto marcante é que, devido à existência de muitos negócios fraudulentos, o aplicativo disponibiliza um selo para legitimar a sua empresa e garantir ao cliente que a sua marca é de confiança.

Não podemos deixar de mencionar, também, o nível de segurança que o WhatsApp Business oferece para realizar a migração de uma conta para outra e, posteriormente, para armazenar esses dados. Além do mais, permite a realização de backups automáticos a fim de prevenir a perda de algum dado importante.

Isso quer dizer que, com o WhatsApp Business, você não precisa se preocupar com o risco de perder alguma informação. Dessa forma, o aplicativo, sem dúvidas, garante mais praticidade tanto para você quanto para o seu cliente.

Quais cuidados adotar ao utilizar o WhatsApp Business na oficina mecânica?

Até aqui percebemos que o WhatsApp Business é um recurso prático, rápido e fácil de usar. Por isso, tornou-se uma ferramenta eficiente na otimização dos resultados da empresa. Afinal de contas, é mais fácil chamar a atenção do cliente, por exemplo, por meio de uma mensagem no celular, do que por um e-mail — mesmo que esse ainda seja um dos principais recursos utilizados para atrair o consumidor.

Sendo assim, aliado a outras estratégias de marketing, o WhatsApp Business se tornou uma opção ideal para atrair os clientes que já se relacionaram com a empresa de alguma forma. Logo, se você tem acesso ao contato pessoal dele, significa que ele confia na sua marca e tem interesse em manter uma proximidade com a sua oficina.

É importante ter em mente, entretanto, que a ideia principal do WhatsApp Business é estabelecer uma interação entre a empresa e o consumidor. Por isso, evite ações que vão fazer com que seus clientes se sintam incomodados, pois as chances de uma rejeição se tornam ainda maior.

Diante disso, é fundamental que você analise bem em quais situações deve solicitar o contato do cliente. De forma geral, é ideal que essa ação seja feita em conteúdos específicos de fundo de funil, como cadastros físicos com campo de autorização para envio de mensagens pelo WhatsApp, já que a ideia é se relacionar e não incomodar. Certo?

Além disso, para obter ainda mais eficiência, busque:

  • organizar as conversas em etiquetas;
  • manter o horário de atendimento atualizado;
  • oferecer respostas rápidas;
  • acompanhar os indicadores.

Agora você já sabe o que é, como instalar e quais são as vantagens de utilizar o WhatsApp Business! Chegou a hora de saber como utilizar essa ferramenta nas campanhas de marketing da sua oficina mecânica. Confira!

Divulgue o número em outros canais

Com a expansão da internet, os canais de comunicação se tornaram mais acessíveis. Portanto, é ideal que você faça uso de todos eles, a fim de facilitar que os seus clientes encontrem a sua empresa no momento que eles precisarem.

Dessa maneira, o primeiro passo para aproveitar o potencial do WhatsApp Business é deixar seu público-alvo consciente de que existe a possibilidade de entrarem em contato com a sua oficina por meio dessa ferramenta.

Por isso, procure deixar essa informação clara nos demais meios de comunicação como redes sociais, site, conteúdos físicos e digitais.

Saiba o que esperam da sua marca

É sempre bom saber se os seus clientes desejam receber ofertas, novidades e outras informações referentes a sua empresa, para de evitar que essa ação se torne incômoda. No caso das oficinas mecânicas, ter esse tipo de atitude contribui para o bom relacionamento entre o estabelecimento e o consumidor — favorecendo, assim, o aumento da taxa de satisfação.

Seja organizado

Em qualquer empresa, independentemente do tamanho ou segmento, é essencial manter a organização, a fim de tornar a administração mais eficiente e evitar perdas de dados e falta de controle. Daí a importância de utilizar, de forma estratégica, as etiquetas disponíveis no WhatsApp Business. Por meio delas você consegue manter sua lista de contatos organizada e, assim, você pode segmentar o atendimento por meio desse recurso.

Tenha clareza quanto à finalidade da ferramenta

Para evitar qualquer tipo de desentendimento, é fundamental saber separar os assuntos pessoais dos profissionais. Lembre-se que, nesse caso, é possível utilizar contas separadas. Isso porque o atendimento comercial deve ser mais sério e assumir a postura da empresa, enquanto contatos pessoais podem ser mais despojados. Além disso, busque deixar claro para os seus clientes qual é a finalidade da sua conta do WhatsApp Business, que é exclusiva para:

  • atendimento;
  • vendas;
  • esclarecimento de dúvidas;
  • agendamento;
  • SAC;
  • enviar boletins informativos;
  • anunciar promoções, etc.

Otimize seu site para dispositivos móveis

Mesmo que o WhatsApp permita que o usuário acesse a plataforma por meio de um navegador no computador é importante ter em mente que a maioria dos usuários utilizam o aplicativo em um dispositivo móvel.

Por isso, dê preferência a utilizar um site responsivo quando for enviar links pelo aplicativo. Afinal, é preciso garantir que essa continuidade de experiência seja igualmente satisfatória para ambos os lados.

Dedique-se à plataforma

Como já mencionamos o tempo é um recurso importante nessa ferramenta. Isso porque, assim como nos demais meios de comunicação, as pessoas não gostam de aguardar muito tempo para receberem uma resposta. Principalmente quando se trata do WhatsApp, que tem como objetivo principal oferecer um retorno rápido.

Diante disso, não cometa o erro de criar um perfil comercial e não dar a devida atenção a ele, pois, para o público de forma geral, a agilidade de contato com as empresas é a principal vantagem de recorrerem ao WhatsApp Business.

Portanto, com base nessas informações fica claro que o WhatsApp Business tem muito o que oferecer para os empreendedores que buscam mais praticidade e eficiência no seu atendimento. Essa solução vai não só garantir a permanência dos seus clientes, ou seja, a sua fidelização, mas vai ainda contribuir para atrair novos consumidores para o seu negócio.

Fonte: http://blog.fras-le.com/

Artigo: http://blog.fras-le.com/whatsapp-business/

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